Romaria Cultural 2021

Romaria Cultural

3. Audição. Bombeiros. Seminário. Saudade. 12. Coletivo. Cão. Cego. Rancho. Residência. Infância. 22. Ensaio. Laboratório. Pessoa. 23. Árvore. Vídeo. Aguarela. 2030. Coelho. Anfiteatro. Dança. Ventre. Buster-Keaton. Rock & Roll. 24. Ribeira. Livros. Conversa. Esplanada. Marinho. Sensível. Futebol. Pop. Arte. 25. Observação. Cerca. Casa. Torre. Guiné. Milhafre. Preto. Pôr-do-sol. Calvário. Romaria. Gouveia
WhatsApp Image 2024-04-16 at 23.46.30

Em 2021, matámos "saudade" do Anfiteatro da Cerca, devolvemos um andorinhão à natureza e promovemos uma experiência transmedia na Rua da Cardia!

Assistimos a um cine-concerto de curtas metragens de Buster-Keaton musicadas pelo duo Pešpäkøvå, no qual Victor Torpedo nos surpreendeu ao adicionar, espontaneamente, o rock & roll à última curta, fazendo a passagem para o show irreverente que protagonizou em seguida com a Vera Mahsati e a sua dança oriental de fusão.

No sábado acordámos cedo para irmos "Conhecer a Ribeira de Gouveia" com o CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, numa atividade de bioblitz! Tivemos oportunidade para visitar e escutar o processo de criação do "Cão que Vem de Tão-tão Longe", pela mão do Um Coletivo, e ver o que os participantes do laboratório de Fotografia Vitamina D (Terceira Pessoa) andavam a preparar na Casa da Torre... Sentámo-nos na Praça de S. Pedro para ouvir "Falar de Livros" com a Comunidade de Leitores de Gouveia e subimos, ao final da tarde, ao Anfiteatro da Cerca para assistir ao concerto leve e intimista da Marinho!

Já não voltávamos ao Anfiteatro da Cerca desde 2017 e os concertos da Romaria Cultural este ano souberam ainda melhor por este regresso

Depois de se ter coberto o anfiteatro pelas paisagens sonoras dos Sensible Soccers, que antes ainda tiveram tempo de devolver à natureza uma coruja do mato recolhida pelo CERVAS, arrancámos dali uma última viagem do dia, conduzida pelos transgressivos Pop Dell'Arte!

Terminamos o fim de semana com uma atividade de birdwatching na manhã de domingo, dia 25, e com a inauguração da exposição dos participantes no Laboratório de Fotografia Vitamina D, promovido pela Terceira Pessoa e conduzido pelo Nuno Leão.

A meio da tarde, regressámos ao nosso anfiteatro para conversar "Acerca da Cerca" e assistir ao concerto de encerramento de Braima Galissá.

Foi o próprio mestre Braima e a Tania Balde que devolveram, ao pôr-do-sol e como momento simbólico de encerramento da Romaria, um milhafre preto à natureza! 🦅🌳

Folhas que ficam do dia 1 | 23 de julho
Folhas que ficam do dia 2 | 24 de julho
Folhas que ficam do dia 3 | 25 de julho
📸🌳As fotografias foram capturadas no âmbito da atividade "Romaria Cultural 2021" organizada pela GO Romaria e não podem ser reproduzidas sem o consentimento expresso da associação.