Nos dias 27, 28 e 29 de julho de 2018, e pelo 5º ano consecutivo, o centro da cidade de Gouveia palpitou de uma energia criadora que percorreu várias gerações e expressões artísticas, que no seu conjunto foram veículos para voltar a “trazer a cultura para a rua”!
A Romaria Cultural iniciou-se na sexta-feira com o espetáculo de teatro Rosa dos Ventos produzido e interpretado por “UMCOLETIVO” (Elvas) e construído à volta de um livro gigante pintado por um conjunto de crianças, que colaboraram na cenografia no dia anterior. Ao por-do-sol, abriu as hostes um duo especialista em festa rija: Le Cirque du Freak. As iguarias sucederam-se com Fado de Coimbra, bairro ladino e com cinema ao ar livre, onde o grupo cinéfilo 7ª Sena trouxe a Gouveia escolhas do Cine-Eco – Festival Internacional de Cinema Ambiental.
À noite, no emblemático enquadramento que os jardins dos Paços do Concelho proporcionam, deu-se início aos concertos pela mão do som visceral de Earth Drive, seguido do projeto a solo experimentalista de GEE-AITCH e o music selector da noite (Ogata Tetsuo) encarregou-se de a fechar com chave de ouro.
O dia de sábado, como já nos tem habituado, foi longo e pleno em “Tropelias” (projeto de recuperação de uma carrinha-ludoteca), em exposições de linguagem artística variada e em jogos recreativos, como os de tabuleiro. Enveredámos, pela primeira vez, por nomes internacionais na curadoria musical, trazendo à serra uma das mais promissoras cantautoras brasileiras – Maíra Baldaia – e, para fechar o dia, o rock cheio de lirismo dos Cassete Pirata, o psicadelismo da banda aveirense Souq e os lendários Ena Pá 2000.
No domingo e para o concerto de encerramento, a Joana Guerra levou o seu violoncelo à Igreja da Misericórdia, como aperitivo para a reunião de artistas, público e organização que aconteceu na recriação da Romaria ao Calvário, como culminar do fim de semana!
Data:
27, 28 e 29 de julho de 2018